PLANO ESTRATÉGICO DE COOPERAÇÃO TERRITORIAL 2030
A planificação estratégica da Eurocidade é vital para a definição de objetivos de médio e longo prazos, a fim posicionar o território diante dos contextos locais, nacionais e internacionais, além de direcionar ações e investimentos de forma coerente e sustentável de modo a criar o melhor futuro possível para a Eurocidade.
A planificação estratégica é um processo criativo que define as bases de uma atuação integrada a longo prazo, estabelece um sistema continuo de toma de decisões, identifica ações específicas, formula indicadores de acompanhamento sobre os resultados e envolve os agentes socioeconómicos locais ao longo de todo o processo.
Em 2021, a Eurocidade iniciou o processo de revisão e renovação da primeira agenda estratégica apresentada em 2008. Nesse sentido, durante 2021, a Eurocidade elaborou uma primeira proposta de plano estratégico, onde se elaborou um diagnóstico e se definiu a visão e as linhas de orientação estratégica da Eurocidade. Estas foram discutidas durante o ano de 2022, através de quatro sessões de trabalho, uma para cada linha de orientação estratégica, com a participação dos diferentes agentes locais.
Este documento será agora apresentado à imprensa e continuará a ser divulgado ao público ao longo dos próximos 10 anos. Essa divulgação será feita para a população local, bem como para instituições locais, regionais, nacionais e europeias, servindo como um instrumento de referência para a Eurocidade na próxima década.
VISÃO
Até 2030, a Eurocidade Chaves-Verín, AECT deverá ser reconhecida como um ator relevante para o desenvolvimento de um território transfronteiriço interior, adotando o recurso “água” e o Rio Tâmega como elementos diferenciadores e aglutinadores da estratégia, nas suas múltiplas dimensões.